dezembro 02, 2007

Fábulas

A pobre da cigarra foi muito maltratada por Lafontaine a tal ponto que esquecemos a sua realidade.

O som característico da cigarra é emitido pelo macho, não por estar feliz da vida mas porque precisa de acasalar - estão assim ,ao desafio, a ver se atraem as fêmeas. Depois do acasalamento e postura dos ovos , morrem. Os adultos vivem entre um mês ou dois. O futuro estás nas ninfas.Os ovos eclodem.As ninfas caem para o chão onde ficam na terra em períodos que vão de 3 a 17 anos, variando esse tempo com as espécies, alimentando-se de seiva das raízes.

Já há matemáticos estudando esse período pois parece que as cigarras voltam à vida ao fim de um número primo de anos: 3, 5...
Depois desse período cavam túneis, sobem pelas árvores e sofrem uma metamorfose, a ecdise, tornando-se adultas e prontas para o acasalamento. recomeçando o ciclo. O acasalamento ocorre geralmente durante os meses quentes do ano.Quando surgem não vêm isoladas, há espécies sincronizadas o que parece ser uma questão de sobrevivência, os seus predadores atacam em força mas escapam muitas porque eles já estão satisfeitos.

Portanto Lafontaine foi injusto.
Se não encontramos cigarras no Inverno não é devido a má vontade das formigas.

1 comentário:

Ana Ramon disse...

Mas que delícia de surpresa. Entrar aqui e aprender o que se passa com as cigarras. Acreditas que nunca tinha visto nenhuma? Ou se vi não a reconheci.
Saio daqui muito mais rica.
Quanto ao senhor la Fontaine, o mais certo é tal como eu, também nunca ter visto nenhuma cigarra :)))
Um beijinho grande