outubro 29, 2006

Diz...

Certamente por limitações inerentes ao meu sexo, visto que sou mulher, não consigo separar os aspectos pessoais dos da área política, artistica e outras. Por exemplo, nunca gostei da escrita de Agustina Bessa Luís porque não gosto dela como pessoa, do que conheço dela através das suas afirmações de quem, por ter 83 anos e ser uma figura reconhecida, acha que pode dizer o que lhe apetece. Até pode mas se tivesse outro estatuto talvez a tanto não se atrevesse. Numa entrevista dada ao Sol revela-se mais uma vez. À pergunta se nos costumes é uma mulher de esquerda responde :
"Não. Sempre fui católica"
Sobre o casamento entre homossexuais:
"Uma coisa são os homossexuais outra são os maricas.Os maricas querem todas essas prerrogativas, como o casamento. Os homossexuais não."
A propósito da necessidade de guerra para os homens:
"As guerras despertam um sentimento de culpa e do sentimento de culpa nasce a criação. Os homens precisam de se sentir culpados para criar."
"As mulheres são criadoras por natureza".

Isso torna-as o quê?
"Irresponsáveis e imóveis. A mulher não tem necessidade de evoluir. Acompanha o homem por simpatia.""Os homens são mais sensíveis e sinceros. A mulher sempre teve e continua a ter uma vida doméstica que a limita. Um cão preso torna-se feroz."
E termina:
"Não vejo razões para gostar de mim porque eu também não gosto da maioria das pessoas...Ainda bem que vivo num tempo em que já não se queimam bruxas."

Ainda bem que vivo num tempo em que a Agustina não pode ser caçadora de bruxas.

1 comentário:

R.O. disse...

Lá está mais uma vez a provincianíssima sô Dona Agustina, feia por fora e por dentro, contentíssima de haver sol para ela, exibindo preconceitos e homofobias. Dizem que tem talento... pior ainda. Por mim, com tanta gente talentosa com cabeça arejada, fico-me pelas entrevistas apenas para reconfirmar que a senhora não me interessa de modo nenhum.