janeiro 08, 2006

Grito


Tenho andado sem vontade de escrever: porque começou um novo ano que me parece sem esperança de ser melhor que o passado. Este comentário é ridículo pois apenas mudei de calendário. Mas embora seja pessimista tenho transmitido às pessoas amigas uma imagem contrária, pelo menos não vivo acabrunhada com o futuro e gozo com ele.
Estive a arrumar papéis, recortes de jornais e revistas. Desde 98 - só tenho a partir daí, os mais antigos já foram para a reciclagem - que há uma constante: os alunos não sabem matemática, não sabem fazer "contas", não entendem os enuniados dos problemas... Cada vez estamos pior situados nas médias europeias. Será possível que nada seja feito? Será que eu também estou a contribuir para isso? Por vezes sinto-me impotente e sem saber se estou a agir correctamente.

4 comentários:

matilde disse...

O porquê do insucesso a Matemática é realmente uma das questões que muitas vezes coloco... Serão os alunos portugueses mais "burros" que os outros?!... Tenho a certeza que não... Mas desconfio que a situação não melhora enquanto a própria comunicação social continuar a passar a imagem de que a Matemática e os professores de Matemática têm algo de estranho... Veja-se o exemplo das reacções que nos habituámos a ver nos concursos televisivos quando o concorrente é professor de Matemática...

De qualquer maneira... embora não possamos mudar a mentalidade e o sucesso do país... vamos tentando acreditar no sucesso dos nossos alunos ;-)

Parabéns pelo Blog e bom 2006!

Raquel Vasconcelos disse...

Eu pergunto-me... se a matemática há tanto tempo é um papão (muitos muitos anos) então pq não se testaram novas teorias, n se fizeram estudos até mm psicológicos?

Recordo-me de ser daquelas alunas que aprendia nas aulas, só mm a distracção por vezes me impedia de tirar nota máxima. Até ao 8º ano todas as professoras (sp foram mulheres) faziam exercícios nas aulas e a matéria era dada essencialmente assim.
No 9º ano surgiu-me uma professora que, já nem sei a razão, dava a teoria, escrevendo-a no quadro e assim que terminava o espaço, apagava e recomeçava tudo de novo... exercícios... n havia e quem quisesse que estudasse em casa. Começou aí o meu drama! Nunca mais fui a mesma.

Também com português nós sabemos que há problemas. basta ver os testes dos miúdos e as respostas dadas...

Ou seja, são disciplinas que implicam muito com as diferenças mentais das crianças mais matemáticas umas, mais "linguísticas" outras...
Mas algo tem que estar errado na forma de se ensinar, e se bem que alguns professores possam ser maus, penso que a maneira de encarar os curriculuns escolares, essa sim, está cada vez pior.

Eu olho para os livros do 5º ano, e fico perdida...

Agora é a matemática e o português... daqui a uns anos...

É o salve-se quem puder...

Rafael disse...

Para ajudar a esclarecer, ou não, visite a colecção de artigos de opinião sobre o ensino da Matemática, organizada pelo professor Nuno Crato:
http://pascal.iseg.utl.pt/~ncrato/Recortes/Recortes.html
Não sei se já conhece...

IC disse...

Os alunos não entendem os enunciados dos problemas, não os interpretam, não relacionam, etc... Mas isso é só culpa da Matemática? Fiz este ano, em que tenho Estudo Acompanhado, experiências relativas a interpretação, relacionação, até simples atenção na leitura, com pequenos e simples textos nada a ver com Matemática, e é bem claro que o que eles não têm são competências gerais, não especificamente matemáticas, competências para que todas as disciplinas têm que concorrer. Mas eu não noto o mesmo de sempre, noto sim uma geração de alunos generalizadamente sem hábitos de ler, pensar, esforçar-se - será culpa deles ou dos professores? Ou será o reflexo da sociedade actual?