maio 31, 2009
Frases de Lula
"Essa crise não foi gerada por nenhum negro, índio ou pobre. Essa crise foi feita por gente branca, de olhos azuis". (ao lado de Gordon Brown).
"Uma gripe, num cabra mofino, ele fica de cama; num cabra macho, ele vai trabalhar e não perde uma hora de serviço".( crise e vírus combatem-se com macheza)
"Eu acho que tem presidente que fala demais"( a propósito de não dar palpites sobre a gestão do seu sucessor)
na Veja de Abril
maio 30, 2009
Ai Matemática...
Para uma pessoa da área das Ciências Sociais acho que a Ministra da Educação faz afirmações um pouco precipitadas e sem justificação cientifíca, mas a directora-geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, Joana Brocardo, também não lhe fica atrás. Assim, afirma que os alunos dos professores que receberam formação a partir de 2006 melhoraram os seus resultados em 25%. Diz ela que "as instituições do ensino superior que fazem o acompanhamento da formação contínua dos professores foram ver quais os resultados dos alunos nas provas de aferição (...) e perceberam que os alunos dos que se submeteram aos dois anos de formação, tiveram resultados claramente superiores"
Não sei como é possível fazer uma afirmação destas.
Mas a Ministra a propósito do número de positivas nos exames do 9ºano que tinham sido 36% em 2006/2007 e passaram para 55% em 2007/2008, diz que "problemas desta natureza não se resolvem com milagres" mas "com dois ingredientes: trabalho centrado em objectivos" e um segundo, "do domínio das crenças"- "Precisamos de acreditar que é possível ensinar Matemática a todos os alunos".
maio 29, 2009
Frase da semana
"Não tenho nenhuma razão, nenhuma informação fornecida por quem compete informar-me que permita distinguir um de outro dos 19 conselheiros de Estado. Todos me merecem igual respeito", afirma Cavaco Silva a propósito do Dias Loureiro.
...e onde andará o dinheiro, pergunto eu.Será mais um caso para esquecer?
maio 25, 2009
Pois o que se passa nas escolas é quase invisível. Se quisermos denunciar um problema o melhor é mesmo chamar a comunicação social.
Há quatro anos que há provas de aferição no 2ºciclo, sempre acompanhadas do tal "manual do aplicador"mas só agora é que esse facto surgiu nos jornais e na TV . Foi necessário que alguém de fora das escolas chamasse a atenção para o ridículo e para a humilhação que tal texto representa para ele se tornar visível.
Talvez o Mário Nogueira tenha achado que só agora era oportuno.
maio 22, 2009
Um pouco assustadores... só no cartaz.
Os Loosers estiveram ontem no CAE de Portalegre e vão estar no sábado no Barreiro. Podem ouvi-los e saber quem são aqui.
Tive uma semana daquelas de provocar enxaquecas. Nem tive tempo para ver se houve mais algum problema com bancos, daqueles a que ultimamente nos habituámos, se alguma criança foi entregue aos pais biológicos ou adoptivos, se a gripe A passou ou está para ficar, se o Rangel está a seguir a dieta recomendada pelo Pinho, se o tal do Eurojust se demitiu... Enfim ir-me-ei actualizar a partir de hoje. Para tal basta-me ouvir A Manuela/V. Pulido Valente e o Eixo do Mal e fico logo a ter uma ideia do que foi acontecendo.
E o que é que me impediu de cumprir os meus deveres de cidadã "assim-assim"informada? A escola! ( Por acaso ouvi a tal notícia da professora de Espinho.) É que foi eleito o Director!E foram realizadas as provas de aferição do 6º ano. E parecendo que não, isto derruba qualquer um, psicologicamente falando: O Director porque ficou o mesmo e as provas porque dizem os alunos que não servem para nada.Um dia ainda hei-de escrever sobre a minha escola, é um digno case study.
maio 17, 2009
Obama foi capa da revista Washingtonian de Maio.
Uns gostaram e outros não, chegando estes ao ponto de a considerar insultuosa, racista e mais uns tantos adjectivos .
Por mim acho interessante (our new neihgbor is hot). Ler...
400 máquinas de preservativos nas escolas aderentes ao projecto "Educação Sexual nas Escolas" a partir de Setembro de 2008.
Não é cá, é no Brasil!
Aqui, ainda se anda a descutir que os filhos só têm actividade sexual quando os pais o permitirem e portanto nessa altura serão devidamente informados pelos mesmos. Porque a formação dada em casa é que vale. E a que for dada fora, na escola, só serve para acelerar a decomposição da família e levar os jovens a práticas perversas e à dissolução dos costumes e dos valores.
Há quem ainda queira acreditar nisto.
maio 15, 2009
Eve Arnold [ Marilyn Monroe ] 1954
Segundo uma sondagemTNS-Sofres, a França perdeu o gosto pela leitura uma vez que um terço dos franceses lê menos de cinco livros por ano e outro terço não lê nenhum. Apesar de se tentar desvalorizar esses dados com o argumento de que são muito globais e que exigiam uma análise por grupos etários não deixam de ser uma indicação tanto mais que o estudo foi conduzido ao longo de cerca de trinta anos e mostra que a proporção dos não leitores se mantém estável desde 1981, cerca de 30%.No mesmo período o número dos "pequenos leitores" ( os que lêem menos de cinco livros por ano) aumentou de 24 para 34% em detrimento dos "grandes leitores" cujo número não cessa de baixar. No momento actual só 15% da população lê menos de um livro por mês. Com 23 minutos de leitura quotidiana, em média, os franceses ultrapassam os países mediterrânicos, espanhóis ou italianos mas ficam bem longe dos países do norte. Os finlandeses lêem, em média, 46 minutos por dia e os alemães 38 minutos (Eurostat).
Não tenho dados para Portugal mas suponho que ainda esteja em pior posição do que a França. ( esta informação foi retirada da revista Lire de Abril)
maio 13, 2009
Ouvi agora num telejornal qualquer que Cavaco e Maria estão em Istambul. Foram visitar uma mesquita e ficaram a saber -e nós também, os que ainda não sabiam- porque é que os homens se sentam à frente e as mulheres atrás nas mesquitas...
“As mulheres à frente, como têm que pôr a cabeça no chão, podiam atrapalhar os homens”, “perturbá-los” nas suas orações, afirmou Apo Corhulu, que estava a guiar a visita à mesquita. (Porque será que o inverso não perturba as mulheres?)
Uma “explicação tão sábia” como “inteligente”, admitiu Cavaco, com um sorriso, para concluir que “não há menorização das mulheres.” (Público)
E é assim no século XXI...
maio 09, 2009
Um problema fácil
Tenho um jarro com água de que retiro 10% da água. Depois um amigo meu aumenta a quantidade de água em 10%.
A quantidade que fica no jarro é maior, menor ou a mesma que existia no início?
Mais um estudo
Já podemos comer chocolate com menos sentimentos de culpa.
Um estudo ( British Psychological Society)recente revela que comer chocolate pode melhorar o desempenho em Matemática.
Segundo esse estudo o cálculo mental torna-se mais fácil e o cansaço cerebral diminui depois de ingeridas certas quantidades de flavonóides, componentes do chocolate que aumentam a corrente de sangue no cérebro. Os 30 voluntários com quem foi feita a experiência ingeriram 500mg de flavonóides, dose demasiado elevada para ser encontrada facilmente na dieta.O chocolate negro tem maior quantidade do referido químico.
A Ministra da Educação podia distribuir umas barritas pelas escolas que o pessoal agradecia.
maio 06, 2009
maio 05, 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)