dezembro 09, 2007

Gary Kasparov
Aprendi a jogar xadrez no fim da adolescência porque não conheci ninguém antes que soubesse para me ensinar. Com o meu pai aprendi vários jogos de cartas, dominó e damas.

Aprendi xadrez com um amigo que na altura era louco pelo jogo. Era capaz de jogar toda a noite partidas quase intermináveis a cujo fim eu não assistia porque adormecia. Aprendi vendo jogar e lendo o livro do Bobby Fisher que me ofereceram.( Se fosse agora talvez tivesse aprendido pela Internet e teria milhares de parceiros à minha espera). Foi com muita presunção que depois de um estudo intenso acabei por ganhar um jogo ao meu "mestre" embora ele tenha desvalorizado a sua derrota dizendo que tinha substimado a adversária. Todos os meus filhos aprenderam a jogar mas acho que não têm paciência para jogos de tabuleiro a dois ou mesmo a um, como eu.

Durante anos ensinei os meus alunos a jogar e levava-os a participar em torneios organizados pelas cãmaras e não se portavam mal, claro que o mérito não era meu, eu apenas servia para os despertar, depois alguns ultrapassavam-me.

Actualmente só jogo de vez em quando com um ou outro aluno,nesta escola o jogo é outro - dança. Claro que ganho sempre,são iniciados, mas não tenho lido nem praticado nada a sério. Já nem sei quem é o actual campeão nem se a Judite Polgar ainda joga. Sinais dos meus tempos.

1 comentário:

António P. disse...

Bom dia,
Sinais dos seus , e não só, tempos.
E acho que o acto actual campeão é indiano mas o nome não fixei. Sinais da idade ou de outos interesses ?
Cumprimentos