outubro 08, 2007

Gorz e Dorine em 1947


Há umas semanas André Gorz e a mulher suicidaram-se.Ela tinha uma doença incurável. O último livro dele "Carta a D.Uma história de amor" vai ser em breve publicado em português. Foi um filósofo que influenciou muita gente.Entre a sua posição quanto ao amor e a de Sartre poderá haver muitas variantes mas alinho-me mais pela de Sartre e Beauvoir: a experiência da abertura, a fidelidade ao pacto de projecto de vida e o dizer das outras relações amorosas autorizadas sem trair a relação fundamental (Bem sei quão difícil é).Em Gorz e Dorine o mesmo pacto existe mas de comprometimento exclusivo, corpo e alma. A fidelidade é não te faço o que não gostaria que me fizesses.



Excerto de "Lettre à D. Une histoire d'amour":

"Tu acabas de fazer oitenta e dois anos.És sempre bela, graciosa e desejável. Faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos e amo-te mais do que nunca. Recentemente apaixonei-me mais uma vez por ti e trago de novo em mim um vazio devorador que não acaba senão com o teu corpo apertado contra o meu".


Sem ela a vida não fazia sentido. Quando puder vou ler este livro.Deve ser belo e comovente.

Sem comentários: