abril 19, 2007

Já uma vez aqui disse do meu gosto por matemática. Mas foi depois da minha vida de estudante, propriamente dita, terminar que descobri melhor o seu encanto e ela passou a ser ,não direi uma paixão, mas um dos assuntos que fazem parte da minha lista. Assim conforme a necessidade ou por mero acaso vou aprofundando alguns temas. Um assunto de que não me lembro de alguma vez ter tratado na escola - a minha formação foi na área da economia - foram os paradoxos de Zenão,
em especial o de Aquiles e a Tartaruga. Às vezes falo dele aos meus alunos e noto neles a mesma surpresa que eu tive. Aquiles que anda "depressa", é humano, nunca pode alcançar a Tartaruga porque na altura em que atinge o ponto donde ela partiu, ela já se deslocou para outro ponto e quando ele alcança esse ponto ela já está noutro e assim sucessivamente ad infinitum.É lindo! Sabemos intuitivamente que é verdade o espaço ser infinitamente divisível mas também sabemos que Aquiles apanha a pobre Tartaruga enquanto o diabo esfrega um olho.

1 comentário:

IC disse...

Pois! Os paradoxos de Zenão foram uma grande dor de cabeça para os matemáticos durante séculos :)