julho 16, 2006

Ligeira melhoria( diz ele)



Na minha escola este ano houve 50% de negativas no exame do 9º ano de Matemática.
No ano passado tinha sido pior, se não me engano 64%. Este ano os níveis negativos situaram-se perto dos 40%, no ano passado foram mais baixos. A professora é a mesma, os programas são os mesmos, só os alunos mudaram. Questões que envolviam raciocíno, até os maus alunos resolveram, falharam onde não tinham trabalhado.Destes, alguns têm capacidades mas não estão interessados, outros estão interessados mas a escola ( o problema não é só da escola ) tem falhado em conseguir alterar as suas dificuldades. E assim acaba para eles - excepto se desistirem de ser bailarinos e escolherem um percurso menos "artistico" - a sua experiência Matemática : a escola não tem matemática no plano de estudos depois do 9º ano.
É triste.

3 comentários:

R.O. disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
R.O. disse...

Desde que me lembro, as negativas a matemática foram sempre muitas. Eu próprio as tive, excepto quando chegou ao meu liceu uma professora jovial, comunicativa e milagrosa, que todos adorávamos. Então passei à tangente, mas passei.
Não tiro uma "moral da história", mas ao desenterrar agora estas memórias, lembrei-me de um facto curioso que lhe está associado:
Depois de ter começado a dar aulas, a certa altura fui colocado no antigo liceu em que fora aluno uns anos antes. Lá reencontrei como colegas alguns antigos professores, entre os quais a dita professora de matemática, a tal que só tinha virtudes. Depressa verifiquei que a minha mítica professora não era estimada na sala de professores. Eu próprio, ao conversar com ela me fui apercebendo que a senhora não passava de uma triste sedutora, isto para não afirmar que ela talvez fosse simplesmente uma senhora execrável.
Afinal, convém tirar uma "moral" desta história, não convém?

maria disse...

Quando somos novos temos uma visão da realidade que se vai modificando, às vezes, com o passar do tempo. Também tive uma professora que detestei - era de Física e Química. Claro que também detestava a disciplina, era a única onde não tinha boas notas. Mas não era só por ela ser antipática, pensava eu, é porque eu gostaria de gostar de Física e ela não conseguia que isso acontecesse - sem experiências como é que se consegue gostar desta disciplina. Ainda hoje tenho esse trauma, mas ando a estudar por minha conta.