fevereiro 27, 2006

O especial carnaval

Na sexta-feira foi o tradicional concurso de máscaras na escola. Desta vez a direcção esteve ausente. Para o júri foram três dos meus queridos alunos que acabaram o ano passado. Digo meus queridos porque efectivamente foram os meus primeiros alunos nesta escola, há nove anos, e tive uma ligação com eles que não se repetiu com os que se têm seguido.Eram especiais. Havia cinco professores de formação geral e outros tantos do artístico, destes ninguém que eu aprecie especialmente.O Carnaval é giro para quem está dentro quem está de fora mantém o seu olhar crítico e pode não achar graça a nada. Foi quase o meu caso: miúdos trajados a rigor ou não, com adereços comprados nas lojas dos chineses ou tirados dos baús da família, um já visto; umas perfomances pseudo caricaturais de algumas situações da dança, uma imitação dos Trocaderos e de uma aula de uma professora russa...uma pobreza. Para não esquecer as duas auxiliares de acção educativa queteimam em repetir todos os anos os mesmos gags. Se as crianças não têm cultura e formação artística e geral e se os professores se alheiam das suas actividades para além das aulas que outra coisa se podia esperar? Esta escola por tudo e nada é-lhe atribuído o adjectivo de especial, falta-lhe, na verdade, algo de especial.

2 comentários:

Lourenço Viana disse...

Não sei qual é a escola, mas tenho a certeza que não é a única. A escola em que estudo também tem fama de ser muito boa e... Bom, lá dentro é como todas as outras. Há falta de vontade e de eficiência, alguma ignorância. E muita falta de semancol. O pior ainda é quando se tenta fazer alguma coisa. Há tantos entraves que rapidamente se desiste...
Fica a solidariedade.

IC disse...

Na minha escola já houve em vários anos actividades de carnaval muito interessantes, preparadas com e pelos alunos. Neste ano, nem se falou nisso. É de pensar porquê.