março 23, 2010

Tenho uma pancada, entre outras, pelos Ficheiros Secretos, que agora estão a repetir no canal FX. Alguns episódios serão disparatados e nem tenho paciência para os rever. Mas outros levantam questões curiosas e perfeitamente actuais.
O que aconteceu agora há uns dias no Brasil, com o assassinato de um cartoonista muito conhecido, Glauco, da Folha de S. Paulo, parece retirado de um desses episósios da temporada 3 ou 4. Glauco foi o fundador de uma seita -mistura de cristianismo com outra coisa qualquer - e proclamava o autocomhecimento através do consumo de um chá, o ayahuasca. Esta bebida é um perigoso alucinógeno permitido apenas para uso religioso. ( Só aqui pergunto a que propósito tal permissão). Glauco convenceu-se então sob efeitos do chá que era portador de uma missão: criou a sua igreja do Santo Daime para através do uso do produto ajudar os viciados em drogas pesadas  a libertarem-se. O assassino começou a frequentar a comunidade religiosa  e começou a ter revelações.  Entrou na casa do cartoonista exigindo que fossem a sua casa provar que ele era Jesus Cristo. A história acabou mal porque matou o desenhador e o filho com vários tiros.
A esfera do religioso ainda é um campo fora do controlo da lei e das regras sociais.

2 comentários:

Ana Ramon disse...

Há muito que não passava por este cantinho e por isso vou ter vários textos para ler com muito interesse. Já tinha saudades.
Um beijinho grande

maria disse...

Não perdeste grande coisa. Ultimamente tenho andado desmotivada, não sei se os efeitos da crise já me estão a atingir. Ando quase desinteressada do que vai acontecendo e até tenho "visitado" pouco os blogues do costume.
Talvez se eu vivesse no campo...estava a brincar não é o barulho da cidade o responsável.
Um agraço