fevereiro 02, 2010

Sábado passado fui assistir a uma conferência, claro, de matemática.A estrela principal era o Professor Hung-Hsi Wu da Universidade da Califórnia, Berkeley. Foi promovida pela faculdade de Ciências com apoio, entre outros, da Lisboa Editora. Na primeira parte o orador defendeu a sua ideia de "engenharia matemática"necessária para se ser professor no ensino básico, professor de matemática escolar. O que se aprende na Universidade não está adaptado, pronto para ser consumido pelo "cliente básico" tem que sofrer um trabalho,como que de engenharia, para chegar o produto final, consumível. Ou seja, temos que ensinar de forma que se percebam os conceitos mas sem esquecer a matemática "superior" que está subjacente.
Seguiu-se um debate um pouco centrado nesta ideia mas com algumas fugas, havendo várias correntes de pensamento representadas na mesa, como as ligadas à APM e SPM.
Na segunda parte, o Professor Wu deu-nos um workshop sobre o ensino de fracções. Era este o meu principal objectivo.
Foi interessante embora me parecesse que o professor pensasse que eramos todos ignorantes, pois explicava tudo como se  não soubessemos nada, embora frisasse, muitas vezes, que desconhecia a realidade portuguesa. A tese dele é de que as pizas servem para comer e não para ensinar fracções - pelos vistos os professores americanos exageram este recurso de tal maneira que os alunos pensam que uma fracção é uma parte de uma piza. Então a fracção, propõe ele, que seja definida como um ponto na recta orientada: um quarto quer dizer o quarto ponto contado a partir de zero num segmento que foi dividido em quarto partes iguais. Nada de novo até costumo fazer isto. Mas dar as operações a partir da recta é que nunca experimentei. Um caso a estudar. Os trabalhos deste professor estão disponíveis on line.

1 comentário:

Elisa Chigueco disse...

Odeio matemática!!!

Parabéns por isso! :)