dezembro 02, 2009



1815-1852

Tenho verificado que muita gente visita um post meu sobre a Sophie Germain. Prometo que vou recolher mais informação.
Mas entretanto, lembrei-me de outra matemática fabulosa: Ada Lovelace ou Ada Byron, filha do poeta Lord Byron. Ada nunca conheceu o pai, pois ele deixou a mãe e foi viver para França antes dela nascer.Foi educada pela mãe e a sua vida foi uma luta constante entre a emoção e a razão, subjectivismo e objectividade, poesia e matemática , fraqueza e energia. A mãe não queria que ela fosse como o pai e pensou que a matemática e a música seriam as disciplinas adequadas para combater essas perigosas tendências poéticas.

Mas foi a Matemática que deu asas à sua vida, em 1828 construíu uma máquina voadora.Ada conheceu Babbage em 1833 com 17 anos e começou a corresponder-se com ele. Babbage era o que, na época, se considerava um cientista e tinha inventado e construído uma máquina de calcular,a Difference Engine que não tinha sido bem sucedida, nem acabada. Ada vai trabalhar com ele na segunda tentativa,a Analytical Engine  mas não têm patrocinadores face ao anterior insucesso. Penso que colocou a sua fortuna pessoal ao serviço desse projecto.É considerada a mãe dos computadores, a primeira programadora.A linguagem ADA é uma homenagem que lhe foi feita pelos Estados Unidos.



O nome de Lovelace vem do casamento com o conde com quem teve três filhos.Morreu nova de cancro, com 37 anos, em 1852 .
O dia 24 de Março é o dia de Ada Lovelace.O objectivo deste dia é celebrar as mulheres que se dedicam à Tecnologia. Para comemorar a data foi pedido a um desenhador a história de Ada e da sua paixão pelas máquinas. Podem consultar esse trabalho aqui.

Sem comentários: