setembro 13, 2009

Gordon Brown pediu desculpa à família do matemático Alan Turing, pelo modo como ele foi tratado, na época, pelo Governo inglês.
Turing dedicou-se à então nascente ciência da computação e decifrou o código Enigma usado pelos alemães, durante a guerra, nas comunicações, o que contribuíu para o sucesso dos aliados.
Devia ser um herói, mas havia um pequeno senão : era gay.
Em 1952, depois de ter confessado um relacionamento homossexual,foi condenado por atentado ao pudor e submetido a um tratamento de castração química, tendo perdido o emprego junto do governo, suicidou-se em 1954.
A reabilitação surge na sequência de uma petição assinada por milhares de pessoas, entre as quais cientistas e escritores.
Turing teve agora quem intercedesse pela sua memória, infelizmente haverá milhares como ele que não terão a mesma sorte.

3 comentários:

Pinto de Sá disse...

Também fiquei impressionado por esta história, de que não fazia a menor ideia.
Turing acompanha-me há décadas, com a sua "máquina de Turing", um modelo matemático abstracto de algoritmo que seria capaz de gerar linguagens "sensíveis ao contexto" (como as nossas, humanas) e para as quais (ainda) não há computador algum que consiga decifrar... e no entanto desconhecia por completo esta história trágica!

Pinto de Sá disse...

Já agora: o código Enigma só foi inicialmente descoberto porque um exemplar da máquina que os alemães usavam para o gerar foi apanhada por sorte a um submarino alemão danificado, cuja tripulação se rendera.
Recentemente, os americanos fizeram um filme em que "reescreveram" a História e a contaram como se tivesse sido a marinha americana a apanhar esse exemplar da máquina de códigos, o que foi escandaloso para os entendidos.
Porém, Doenitz, o comandante da marinha alemã, acabou por suspeitar de que o código fora apanhado, ao ver todos os seus submarinos serem encontrados e afundados (os submarinos de então tinham de passar a maior parte do tempo á superíficie e só mergulhavam para combate, já que debaixo de água se têm de usar motores eléctricos - os a combustão gastam oxigénio - e naquele tempo ainda não havia reactores nucleares para alimentar esses motores).
Turing ajudou foi na decifração que os ingleses conseguiram desta segunda versão do Enigma.
Além disso, o computador que ele ajudou a construir foi de facto o primeiro do mundo (e não o ENIAC americano), mas os ingleses só revelaram a existência desse computador pioneiro há relativamente poucos anos, muitas décadas depois do fim da guerra.

maria disse...

Realmente a Ciência não é neutra e a verdade também.