fevereiro 24, 2008

A diferença

Eu pensava que não havia diferença, seriam sinónimos, mas por esta entrevista que podem ler na íntegra, e de que cortei estes parágrafos,vi que, pelo menos para a Simome de Oliveira, há. Será que toda a gente pensa assim?
Qual é, para si, a diferença? Homossexual é o homem que gosta de homens. Gay é um homem que gostava de ser mulher. Não sei se estou a dizer disparates, mas para mim esta distinção faz sentido. Neste país, há imensos senhores casados, com filhos, que gostam de homens e têm as suas relações. Somos uma sociedade perfeitamente mentirosa. O Guilherme de Melo, um escritor extraordinário de quem sou amiga, quando vivia ainda em Lourenço Marques casou-se com uma mulher para fazer a vontade à família. Ele conta isso no livro A Sombra dos Dias. E depois teve de dizer à mulher que não gostava de mulheres. Teve essa coragem.
E mais à frente pergunta o entrevistador:
As pessoas que antigamente não se assumiam publicamente, mas se assumiam para elas mesmas, viviam muito atormentadas? Não sei. Naturalmente, viviam melhor do que hoje, em que se fazem aquelas paradas, aqueles desfiles ridículos. Aquilo não é nada. Aquilo é um dar nas vistas, é fazer brincadeiras de mau gosto. A homossexualidade não é isso. A noção que tenho é a de que não há nenhum homossexual que não tenha tido uma grande paixão por uma mulher, diz-me a experiência.
...
E esta, que têm a dizer?

1 comentário:

António disse...

Um amigo meu, que foi dirigente de uma organização gay durante vários anos e a quem confrontei com essa mesma questão, respondeu-me: «homossexual é o que dá o cu, gay é o que dá o cu e a cara».

É mais uma definição.

APP