julho 10, 2007


Dia e noite (1938)
Mauritus Escher (1898-1972) é um artista gráfico holandês, conhecido pelas suas xilogravuras e construções representando situações absurdas e simetrias inspiradas na arte árabe.
São suas as seguintes palavras:
"As ideias que lhe estão subjacentes ( refere-se à sua obra) testemunham, na maior parte, o meu espanto e admiração em face das leis da natureza que operam no mundo à nossa volta. Aquele que se maravilha com alguma coisa tem ele mesmo a consciência da maravilha. Olhando de olhos abertos para os enigmas que nos rodeiam e ponderando e analisando as minhas observações, entro em contacto com o domínio da matemática. Embora não tenha qualquer formação e conhecimento das ciências exactas, sinto-me frequentemente mais ligado aos matemáticos do que aos meus colegas de profissão".
Sobre a xilogravura representada ele esclarece:
"Campos cinzentos rectangulares evoluem para cima em silhuetas de aves brancas e negras. Como duas formações de sentido contrário voam as pretas para a esquerda e as brancas para a direita. No lado esquerdo fundem-se as brancas umas nas outras e formam céu e paisagem de dia. Do lado direito unem-se as pretas na noite. A paisagem do dia e da noite são imagens reflectidas uma de outra, ligadas por campos cinzentos, dos quais de novo evoluem aves".

1 comentário:

Ana Ramon disse...

Comecei a ler o post a pensar onde é que o Escher se cruzaria contigo. Afinal deste a resposta: coisas de matemáticos. Claro que não será só isso... também gosto dos trabalhos dele e não temos nada em comum :))
Mas foi bom teres posto a explicação dos pormenores do trabalho. Depois disto, olha-se de uma maneira muito diferente.
Um beijinho grande