dezembro 20, 2006

Hypathia



"Havia em Alexandria uma mulher chamada Hipátia, filha do filósofo Theon, que fez tantas realizações em literatura e ciência que ultrapassou todos os filósofos de seu tempo. Tendo progredido na escola de Platão e Plotino, ela explicava os princípios da filosofia a quem a ouvisse, e muitos vinham de longe receber seus ensinamentos."
A Vida de Hipátia, por Sócrates, o Escolástico (em 'História Eclesiástica')

Viveu entre 370 e 415 e terá sido a primeira matemática que se conhece.Era professora de matemática na Escola de Alexandria, os seus escritos foram destruídos, mas sabe-se que escreveu sobre a Aritmética de Diofanto, as cónicas de Apolónio e sobre Astronomia, terá inventado um hidrómetro e o astrolábio. Era muito bela e as suas aulas atraiam discípulos de todos os lados. Foi vítima da luta dos cristãos para se apoderarem dos centros de saber dominados pelos pagãos, acabando por ser assassinada,lapidada a lacerada por fanáticos . Desapareceu assim o último professor da cadeira de matemáticas da Escola de Alexandria.

1 comentário:

Ana Ramon disse...

Olá Maria. Não conhecia o teu trabalho e fiquei fã. Recordei-me de alguns momentos da minha adolescência escolar. Quando a professora de matemática entrava na sala e chamava-me logo ao quadro, era mais que certo que ela vinha furiosa com qualquer coisa. Mandava-me fazer um conta e eu, já a prever os passos seguintes, enervava-me e não conseguia raciocinar. Errava logo à primeira e levava um estalo na cara. E depois claro que era uma série deles porque a partir daí já não se aproveitava nada da minha capacidade de raciocínio. Por fim lá vinha o resultado soprado por alguma colega. Acertava finalmente e levava o estalo final por não ter conseguido acertar à primeira. É fácil deduzir a razão de ser do meu horror a tudo o que se relacione com números. Por isso, gostei de entrar aqui e de ver que os números conseguem ser acarinhados. Pode ser que através de ti consiga fazer as "pazes" com eles.
Mas não era nada disto que eu vinha dizer-te. A razão de ser deste meu comentário era para te desejar também um Bom Natal e um Ano Novo que te proporcione saúde, paz e a concretização de todos os teus projectos.
Um beijinho