dezembro 10, 2006

As mulheres e a matemática

Por vezes há um ou outro aluno, mais curioso, que me pergunta se não houve mulheres matemáticas.Essa questão obrigou-me a investigar e tenho andado a construir uma lista com a biografia das matemáticas mais conhecidas que ponho na minha página para os alunos. São quase todas traduzidas de sites ou livros de língua inglesa. Também deve haver mulheres portuguesas que se dedicaram à matemática, mais talvez ao nível do ensino, mas tenho poucos elementos e nem sei muito bem onde procurar.
Às crianças de hoje parece uma coisa do outro mundo - e era - as mulheres não irem à escola, não aprenderem a ler e, mais tarde quando já lhes era reconhecido esse direito, serem-lhes ainda negados outros, como por exemplo inscreverem-se numa universidade ou pretender estudar matemática. E isso não está ainda muito longe de nós.
As histórias de vida das mulheres matemáticas ao longo dos séculos mostra o esforço, a determinação, a luta que travaram para serem reconhecidas e até admitidas num mundo tradicionalmente masculino.

2 comentários:

António P. disse...

Boa tarde Maria,
Mas afinal a que conclusão chegou ?
Há ou não mulheres matemáticas ?
Cumprimentos

maria disse...

Há e muitas, não tantas como homens e menos conhecidas dos manuais escolares. As mais notáveis só aparecem em matemáticas superiores.