novembro 09, 2006

Matemática

Não sei dizer quando é que comecei a gostar de matemática.Mas desde pequena que gostava de números e problemas que ia fazendo com o meu pai. No liceu nunca tive nenhum professor extraordinariamente motivador. O insucesso em matemática era grande.Poucos tinham positiva. Nessa altura, como hoje, a matemática era um factor de selecção.No entanto, gostava do meu professor,o dr. Subtil, devo ter tido outros, mas só me lembro deste. As turmas não eram mistas até ao 5ºano (actual 9º). Esse professor gozava connosco,mulheres, mandáva-nos para casa, onde devia ser o nosso lugar, a coser meias e a prepararmo-nos para ser boas esposas- o que nunca seríamos se não soubessemos matemática. Eu achava-lhe graça e ele parecia rir-se do que dizia, provocáva-nos.
Era a minha aula preferida.Na faculdade detestei, reconheço que os professores faziam aqui os possíveis para irmos mesmo para casa e não tinham graça.
Mas foi mais tarde, quando deixei de estudar por obrigação escolar que descobri mesmo a beleza da matemática: Quando tive que a estudar para a ensinar.

Sem comentários: