setembro 28, 2006

Brincos de princesa




Gosto de flores e árvores, mais do que de animais - não fazem barulho e são seres extraordinários na forma com evoluiram. Infelizmente quase nunca lhes conheço os nomes,o vulgar e, muito menos, o científico.
Por acaso deste lembro-me - brincos de princesa. Por que se chamam assim não sei, mas quando era pequena enfeitava-me com elas, as que caíam claro,pois eu não fazia mal a uma flor. Estou agora a lembrar-me de uma cena este verão em Belém. Uma rapariga cigana estava deliciada a arrancar umas esplendorosas flores brancas que desfazia e deitava para o chão. Inocente, comentei-lhe a inutilidade do seu gesto. Tive que me calar e afastar porque ela respondeu-me com um chorrilho de palavrões a que se juntou a presença ameaçadora das mulheres da família. Custa muito lutar pela defesa do ambiente...

Sem comentários: