janeiro 20, 2006

Conselhos

Comprei para oferecer uma agenda - O diário de Drucker. Peter Drucker é considerado o pai da Gestão. A agenda tem para cada dia uns dos seus pensamentos julgo que retirados das suas obras e artigos.Depois termina com sugestões para o dia. O do dia de ontem é interessante, diz:
"Para o indivíduo não existe uma sociedade se não tiver um estatuto e uma função social. Tem de haver uma relação funcional definida entre a vida individual e a vida em grupo. Para o indivíduo sem função e sem estatuto, a sociedade é irracional, incalculável e desconfigurada. O indivíduo "desenraizado", o banido - uma vez que a ausência de função social e de estatuto retira o homem da sociedade dos seus pares - não "vê" qualquer sociedade. Ele apenas enfrenta as forças demoníacas, metade sensíveis, metade desprovidas de significado, metade à luz do dia e metade na obscuridade, mas nunca previsíveis. Essas forças decidem sobre a sua vida e os seus meios de subsistência, sem que possa interferir, na verdade sem que possa sequer compreender essas decisões. É como um homem de olhos vendados numa sala estranha, que participa num jogo em relação ao qual não sabe as regras."
A sugestão da acção para o dia: Arrange tempo para se aproximar de alguém "desenraizado" que possa estar desempregado ou aposentado. Dê-lhe uma palavra de apoio ou leve-o a almoçar.

1 comentário:

Raquel Vasconcelos disse...

"É como um homem de olhos vendados numa sala estranha, que participa num jogo em relação ao qual não sabe as regras"



Real! Já o senti na pele.
Há algo que considero que está errado na forma de nos "organizarmos". Se não somos fazedores de algo sentimo-nos perdidos.