outubro 07, 2005

Frustrações


Cheguei a casa com uma terrível dor de cabeça e vontade de, ou me empanturrar de bolos ou de me deitar a dormir. Foi com os meus alunos. E também comigo. Depois de várias actividades de observação do cilindro, planificação do cilindro, descrição da dita,medições à volta das superfícies laterais de panelas, latas, etc. para dividir esses valores pelo respectivo valor do diâmetro e finalmente orgulhosos chegarmos ao famoso pi ( que todos acharam muito engraçado) depois disso tudo - reconheço que mais valia estarmos todos quietos: eu escrevia a fórmula do perímetro no quadro e fazíamos exercícios.Bom, não foi inútil para todos, digamos que em vinte ,nove perceberam e conseguem aplicar - é frustrante.

7 comentários:

Miguel Pinto disse...

Um bom fim de semana sempre ajuda.

IC disse...

9 em 20 perceberam mas os outros acharam muito engraçado... já não é um mau início de relação com o pi, anima-te e um bom fim de semana :)))

maria disse...

Só mesmo vocês para me consolarem...

Flávio disse...

Eu, para as minhas dores de cabeça, recorro aos chocolates. Bolos não gosto.

Raquel Vasconcelos disse...

Por vezes, 50%... já é uma excelente média...

maria disse...

Mileto, o problema não está na desistência do professor. Eu não desisto e nem considero os alunos incapazes mas para aprender é preciso querer e é preciso um certo esforço e trabalho individual e, entre outras coisas, isso falha. Eu se calhar também falho em não conseguir contribuir para a alteração dos seus comportamentos.

maria disse...

Mileto, é isso que vou tentando fazer. Mostro-lhes que estou desapontada por não terem estudado mas não desisto de lhes explicar de outro modo até ver nas suas caras aquela luz que nos diz que parece que já perceberam. Mas dois dias depois vais falar com eles sobre o assunto...e mais uma vez se foi.