outubro 23, 2005

Estranho

Pois não sabia que para melhorar o sucesso escolar era preciso separar as raparigas dos rapazes, foi agora afirmado pela directora de um colégio feminino bem colocado nos rankings. No entanto estou farta de ver nas minhas turmas que as raparigas têm mais sucesso que os rapazes sem precisar de as separar deles. Se o colégio em causa fosse masculino até percebia a afirmação: uma atitude de protecção, mas assim , elas até já são melhores mesmo com eles.

9 comentários:

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cuidado porquie os rankings são fruto da comunicação social..o que o ministério publica é o resultado que as escolas obtiveram face aos exmaes. Quanto à separação pelos géneros..se os unicos resultados que interessam, forem os inerentes à aprovação/retenção..então essa senhora tem razão..mas uma escola que pretende ser mais do que formar habilitações académicas..fica a perder muito com essas separação

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Flávio disse...

São melhores alunas, sim. A Faculdade de Letras de Lisboa, por exemplo, está totalmente controlada por elas. É o pragmatismo e a capacidade de sobrevivência das mulheres a virem ao de cima.

Flávio disse...

Por falar em capacidade de sobrevivência, lembrei-me de um livro sobre canibalismo que li há tempos e que demonstrava que, em situações de crise ou perigo de vida, as mulheres sobrevivem sempre mais que os homens.

maria disse...

Mas não é só na faculdade de letras, aí até se podia pensar que as mulheres têm mais tendência ou apetência para cursos de letras o que não é verdade.Mas isto seria uma longa conversa.

Miguel Pinto disse...

A co-educação é uma miragem. É o definhamento da educação no país dos três efes.

maria disse...

Miguel pinto não entendo o que queres dizer...

Miguel Pinto disse...

Peço desculpa pelo esclarecimento tardio… Mas aqui vai:
A co-educação [Muñoz] pode ser definida como um processo intencional de intervenção através do qual se potencia o desenvolvimento de rapazes e raparigas, partindo de uma realidade de dois sexos numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e uma construção social comum e não de confronto.
Pensava eu que a escola actual já tinha ultrapassado a fase obscurantista e as comunidades educativas estariam conscientes da co-educação como processo educativo, que favorece o desenvolvimento integral das pessoas. Pensava mal… :(

maria disse...

Há grupos que parecem estar sempre a querer voltar atrás, esquecendo o que se consegue e as lutas que estão subjacentes a certas situações adquiridas. E até as evidências cientificas.