maio 08, 2005

Educação

Admito que devia ler e estudar mais, é importante para ser boa professora.Tenho-me dedicado mais à Matemática em termos cientifícos e pedagógicos mas tenho descurado outros aspectos. Por exemplo o que se anda a fazer - acredito que alguma coisa se esteja a fazer - ao nível da investigação em educação para mim é totalmente desconhecido. Se há estudos em curso de iniciativas dos vários governos que temos tido, ou se o que há se passa em teses de mestrados e doutoramentos. Nada é visível. Claro que o problema é meu porque não tenho procurado informar-me nos sítios certos. Quais? As Universidades - psicologia, ciências da educação... As Escolas Superiores de Educação? Mas não deveria haver um serviço de divulgação do que se vai fazendo que chegasse aos professores que estão nas escolas?Para que serve a investigação se não é partilhada e comunicada? Acho que somos pouco acompanhados, os centros de formação que existem não servem, o sistema de créditos actual é ridículo, a formação oferecida sem interesse.Esta conversa toda é porque sempre que começo a pensar na escola, no ensino e no que vai mal,tomo consciência da minha profunda ignorância.

Sem comentários: