dezembro 26, 2011

Não há algo de estranho na privatização de uma empresa para outro estado? Deixar de ser do estado português e passar para o estado chinês...

dezembro 15, 2011

Amador sem coisa amada


 



"Resolvi andar na rua
com os olhos postos no chão.
Quem me quiser que me chame
ou que me toque com a mão.

Quando a angústia embaciar
de tédio os olhos vidrados,
olharei para os prédios altos,
para as telhas dos telhados.

Amador sem coisa amada,
aprendiz colegial.
Sou amador da existência,
não chego a profissional."

António Gedeão in Máquina de Fogo
É impressão minha ou já tínhamos umas metas de aprendizagem, fresquinhas de há um ano? Vamos ter outras? Serão assim tão diferentes?
Quanto à proposta de revisão curricular, à primeira vista não estou a ver nada de especial. O Ministro quando assumiu a pasta disse que havia disciplinas a mais ,que os alunos se perdiam num amontoado,  pelos vistos referia-se aos TIC, Área de projeto, formação cívica, estudo acompanhado,"coisas" que a minha escola já não tem.
Quantos aos Tic, até acho bem começarem  no 2º ciclo mas talvez não chegue. Os alunos só sabem jogar e ir ao facebook. A formação cívica é dada por todos os professores, embora sem a estruturação que poderia ter numa matéria autónoma.Portanto também tenho dúvidas. O estudo acompanhado e área de projeto são tretas para ingês ver, que me perdoem os adeptos. Reforçar as Ciências e a História também me parece bem. Já a Geografia, não sei. Quanto ao EVT e EV não percebo a intenção. Para quê separar? Não deu resultado assim como estava?